terça-feira, 14 de julho de 2009

A chegar ao fim do ano lectivo

É engraçado como tudo aqui tem de ser adaptado à altura do ano. Pela quarta ou quinta vez tivemos de mudar o horário. E porquê?
- Primeiro, não podíamos dar aulas da parte da tarde durante a época das chuvas, porque chove sempre à tarde
- Segundo, 9 horas era demasiado tarde (de acordo com as opiniões locais), e mudámos para as 8.30.
- Terceiro, pusemos uma turma a começar às 8.30 e outra às 10. Mas como não há relógios, todas vinham ao mesmo tempo e era uma grande confusão, por isso tivemos de pôr as duas turmas à mesma hora.
- Agora que chegou o tempo seco, o primeiro mês e meio é um frio desgraçado. Entre as 19h e as 8.30h é um frio que não se aguenta (coincidindo com o pôr e nascer do sol). E é claro que para as crianças é muito doloroso tomar banho com aquele frio para estarem na escola pouco antes das 8.30h. Por isso, tivemos de mudar novamente o horário para as 9h.
Resumidamente, agora temos um horário para o tempo das chuvas e outro para o tempo da seca... e já gastei cartolinas que eu sei lá, para fazer os horários.
Ainda se fala do passeio a Díli, e as crianças quiseram fazer um livro e aqui vai uma das páginas, pintada e escrita pelo Flávio.




A escola está a chegar ao fim. Os exames estão à porta, já começam na próxima semana. Em três semanas faremos a festa de “finalistas”. Começámos já os preparativos: teremos dois teatros, dança, poesia e canções. Da minha parte, já estou a preparar as fatiotas e as ofertas para os finalistas. A 2.ª infantil vai apresentar um teatro sobre a saúde dentária, em que uns podem ser o ”dente bom”, outros uma cenoura, outros um tomate, outros o “dente mau”. Os da 1.ª infantil estão meios contrariados, principalmente os dois protagonistas. A história é sobre o Sol e a Lua que se casam e têm muitos filhinhos que são as estrelas. Agora, é claro que o Sol e a Lua estão bastante contrariados, porque acham que vão ser gozados por todos. Aliás, vejam a primeira foto: conseguem descobrir os protagonistas? É que vê-se logo (são os dois da frente).
Na semana passada tive uma reunião daquela rede restrita a 12 infantis de directores de Jardim Infantil em Timor-Leste. Parece-me que me coube a mim de na próxima reunião ensinar a fazer fantoches em feltro. Penso que em Outubro já teremos as nossas professoras em formação.
O ATL também irá de férias brevemente. Faremos um piquenique no cimo da montanha. Mas como a escola para o próximo ano lectivo só começa em Janeiro, estamos a pensar continuar as duas escolas (em part-time) a partir de Outubro.
Outras novidades: Só as do costume... os ratos! Apanhei um enorme mesmo a passar à frente da porta do meu quarto. Tive que fazer uma limpeza ao armário da sala e deitar muita coisa fora porque estava cheia de porcaria de ratos. Eu tinha comprado um armário em Díli com porta... tinha, mas um Kinder: o vendedor vendeu a outro quando o ia buscar. Por isso, neste momento, estou à espera de um orçamento para pôr umas janelas no armário cá de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário