quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novas mafarriquices

Ainda escrevi anteontem, mas aconteceu tanta coisa em dois dias.
Começámos os “exames” orais das crianças. E é engraçado que mandámos um aviso aos pais para mandarem os filhos, especialmente esta semana, à escola (o que também não faz muito sentido, porque partimos sempre do princípio que as crianças vêm todos os dias à escola, o que não é o caso em Timor). E o mais engraçado é que precisamente nesta semana têm-nos faltado cerca de 10 crianças por dia (e sempre as mesmas).
O Tiago e a Vânia são os casos mais difíceis. Não podemos fazer mais por eles. Simplesmente o seu cérebro não se desenvolveu quando devia... São dois casos, cuja intervenção deveria ter começado logo à nascença. São problemas essencialmente de malnutrição. Quando eu pensava que a Infantil podia “salvar” todas as crianças, afinal não podia. A malnutrição... a todos os níveis. Mulheres com tuberculose que, mesmo tomando os medicamentos, nunca recuperam devido à alimentação que têm. Perdem as forças com a doença e também não podem trabalhar no campo, atenuando ainda mais a situação de carência alimentar. Mulheres malnutridas que não podem tomar a vacina contraceptiva, porque as menstruações são irregulares devido à malnutrição. A natalidade sobe e a fome também. Mas também é porque não sabem. Lembram-se da Maria bebé que mora aqui connosco. A bebé é mesmo gordinha, porque enchem-na e enchem-na de arroz. Não come fruta, poucos legumes. Numa terra tão rica em recursos... Já expliquei, mas continua a comer a mesma coisa.
Graças à Isabel em Díli, as crianças da Infantil recebem, todos os dias, uma tigela de arroz com pó nutricional. Se virem a pôr o pó, já não querem; se não virem, aquela merenda é uma coisa nutricional. Dizem que querem ficar forte como os portugueses e inteligentes como o Avô Xanana, e comem tudo. No entanto, o arroz desaparece e não é do ratito que ontem encontrei a sair de dentro do saco. Às vezes entro na cozinha e estão as estudantes a comer o mesmo que as crianças. Já sabia que iria acontecer, mas não posso fazer nada para que não aconteça.

Ontem houve outro incêndio, tal como no ano passado, mas desta vez foi do lado esquerdo da nossa casa, uma montanha deserta do nosso lado e com cafezais e casas tradicionais do outro. Quando me apercebi do fogo, ainda estava do início. Perguntei às manas se não devíamos ligar aos bombeiros e recebo como resposta: “Não, que eles ainda nos acusam de termos posto o fogo.” Liguei de imediato e pedi a uma estudante para falar com eles e ela, acanhada, nem abre a boca e diz-me para esperar. Pego no telefone e falo. Fui até à base ver se estava lá alguém a pôr fogo, mas não estava. Dizem que vêm logo, e por acaso vieram... de mota e com dois extintores. É claro que eu lhes perguntei se eles achavam que eu estava a brincar quando disse que a montanha estava a arder. Os extintores nem saíram das motas, e os quatro lá começaram. Estava muito vento e, em pouco tempo, a frente já tinha passado para o outro lado da montanha. Agora, temos uma montanha preta, mas ninguém se importou na altura, nem importa. É igual. Para muitos, é um terreno que agora pode ser plantado.
De resto, o normal. Um frio de morrer cá em cima, a casa sempre cheia de pessoal (acho que já vamos em 60), a água que não há... E mando mais algumas fotografias: a primeira com a D.Mafalda a dar aulas com os óculos dos miúdos, outra a Carlota e a Eliana que vão, segundo elas, a uma festa (reparem nos sapatos), outra com o Frederico a cozinhar e as meninas a descansar numa casa montada por elas.

1 comentário:

  1. Tão saboroso saber dessas vidas sorridentes :)

    um grande beijinho minha querida

    SAUDADES

    Leonor

    ResponderEliminar