segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Temos obra

Após 7 meses de longo período de seca, chegou o tempo das chuvas e, com ele, o verde das montanhas...

Este fim-de-semana foi o último antes do Natal e o último em que tive oportunidade de ir a Aileu antes de começar a escola. O stress do costume: afinal não tinham pintado as paredes mas sim o tecto (o contrário do que eu tinha dito, sendo que era um tecto totalmente novo), ainda não havia divisória, nem cadeados...

No sábado andámos de manhã a comprar tinta, porque como o tecto foi pintado, já não havia para as paredes. E ainda fomos buscar uma televisão e um DVD que foi oferecido pela Maria. Pretendíamos sair nesse dia, mas depois de uma fila de meia hora para sair de Díli, achámos que íamos chegar muito tarde e não ia render nada.

Domingo, às 8.30 partimos quatro em direcção a Aileu. Depois de 2 horas de viagem, sempre a entrar e a sair do carro (o carro era baixo, e a cada buraco tínhamos de sair do carro para não pesar tanto; imaginem quantas vezes fizemos isso). Tínhamos um longo trabalho pela frente. Os "artistas" puseram-se logo a pintar... e eu a organizar os últimos materiais para o início da escola.

Enquanto uns pintavam, outros arranjam as portas, outros punham redes nas janelas, os cadeados nas portas, tapam as frinchas com restos de madeira, etc.


Eu e a D. Lúcia estivemos encarregues da montagem dos dois espaços - Jardim-de-Infância e ATL.


No fim, ficou uma grande obra. Mas continua a faltar a divisória para separar as salas (que espero que seja posta antes do arranque das aulas), pintar as portas (de vermelho, como a outra escola), e as paredes em palmeira (só com pistola de pressão, de outra forma a tinta não agarra, como irão ver nas fotos).
Falto eu também acabar o abecedário e fazer um novo quadro das alturas. Ah, e falta uma mesa amarela que desapareceu misteriosamente numa semana para os trabalhos das crianças, e a televisão e DVD (não cabia no carro). No entanto, deixo-vos umas fotos com o resultado parcialmente final (para minha tristeza, ainda não pôde ser agora, mas pelo menos está orientado para o início da escola).

Por falta de espaço, tivemos de resumir o Jardim apenas a 4 espaços, ao contrário da sala. O espaço da imaginação e jogos ficaram juntos (logo a primeira carpete), e depois temos em frente o espaço da matemática, do lado direito ao fundo o espaço da leitura e do lado direito atrás (não dá para ver) é o espaço das actividades conjuntas. No meio ficará a mesa amarela desaparecida, com um armário para arrumação.

O ATL tem uma mesa comprida com os jogos e a biblioteca ao lado (o armário também vai ser pintado). Ao lado esquerdo (não dá para ver) tem a mesa de trabalho e no meio tem os bancos em bambu (oferta do Paulo) onde ficará a televisão para os domingos de manhã. A ideia é pintar a parede em palmeira com várias cores, mas fica para o próximo mês.

Para Janeiro já sei que posso contar novamente com os "operários" :) para darmos continuidade à obra. Para aqueles que contribuiram para esta obra, um obrigado muito grande. Com o vosso apoio, conseguimos já fazer um tecto falso, mudar duas portas, comprar tinta e alguns materiais necessários para as novas salas (caixas de arrumação etc.)
E eu digo um "até já" a Timor, porque vou passar o Natal a casa e só voltarei em Janeiro.

4 comentários:

  1. Feliz Natal e parabéns pela força, empenho e carinho. Não conheço Timor, mas gostava. sou professora, é o elo comum. e ... gosto muito de Timor-Leste
    Abraço de coimbra

    ResponderEliminar
  2. Mas que confusão...não deve ser mesmo nada fácil..boa viagem, amiga. Diz algo quando chegares cá. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler a noticia sobre as obras na escola e devo confessar que admiro imenso o trabalho dos voluntários que, lá muito longe, dão o seu melhor pelo bem estar de crianças que necessitam de quase tudo. Gostei de ver também as fotos dos ajudantes, entre os quais está o meu filho Sérgio.Desejos de Boas Festas e do melhor êxito possível.

    ResponderEliminar
  4. Apenas tenho de agradecer a várias pessoas, como o Sérgio, que persistem em lembrar-nos que é preciso continuar a lutar, mesmo quando as forças parecem nos abandonar... Um feliz Natal

    ResponderEliminar