terça-feira, 4 de maio de 2010

Distribuição dos Presentes Solidários

Tinha recebido uma notícia triste... o apoio que íamos receber para o salário das professoras ficou congelado, até a "Avó" Mary Anne gastar o dinheiro que tem para nós podermos receber o nosso. Na sexta, às 21h recebo uma chamada da Alemanha: "olhe, soubemos do seu trabalho e queríamos dar 850 euros para o seu Jardim-de-Infância em Aileu." Não sei quem foi (claro que entretanto já tenho o nome), mas foi como caído do céu. Claro que para salários não chega, mas cobre outras despesas e o restante vai-se arranjando.

Este fim-de-semana foi o dia da distribuição dos Presentes Solidários. Todas as crianças apareceram na escola para a sessão de fotografias.














Vestiam os seus melhores trajes, porque há muito que corria a notícia de que viria ajuda de Portugal. Alguns pais vieram também para assistir à chegada do tal ansiado carro com as mercadorias.


















A todos os que contribuíram para este grande presente, um muito obrigado das nossas crianças!

Depois da sessão fotográfica, seguiu-se uma pequena reunião com as professoras, em que se preparou os programas para as próximas duas semanas, dado que segunda começava a escola. E aconteceu uma coisa engraçada: um dos temas para o mês de Julho será a Água, e uma das aulas que propus foi ler a história “A Menina Gotinha de Água” que entretanto traduzi para Tétum. Então perguntei-lhes: "Mas vocês sabem porque chove?" E elas: "Bem, porque as plantas precisam de água para crescer.” Então percebi que elas não sabiam, e expliquei-lhes com base na história. Acabaram por dizer: “A mana tem razão; quando chove há nuvens.” E percebi ainda que para elas, ser professor, também é ser aluno. E se calhar ao contrário do que os profissionais pensam, fiquei contente, porque é assim que uma nação nasce.

5 comentários:

  1. É de louvar todo o teu esforço e empenho...é graças a pessoas como tu que podemos acreditar num mundo melhor!!!

    ResponderEliminar
  2. Continuo a admirar-te e a seguir-te como um exemplo de alguém com uma disponibilidade e consciência interior no cuidar dos outros... Obrigada por criares em mim esta esperança de uma paisagem melhor no meu coração!

    ResponderEliminar
  3. Ola clarisse!

    Já ha muito tempo que nao visitava o teu blog... queria dar-te um grande beijinho e os parabens pelas coisas maravilhosas que tens vindo a fazer!!

    Estamos Juntos

    Tiago André Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blogue e pelo trabalho que desenvolve! Um abraço bem solidário de outra amiga de Timor-Leste :-)

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao trabalho desenvolvido, é obvio que não há nada a apontar, não fosse a Maria a sua mentora, agora quanto à forma sim, ou seja, o limite de peso do transporte de crinças não está a ser levado em linha de conta. Cuidado

    Beijo Maria

    ResponderEliminar