sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cada dia e uma aprendizagem

(texto sem acentos)

D'As Sementinhas nao ha grandes novidades, apenas que a Ines Sopas conseguiu encher duas turmas. A quem contribuiu, um obrigado do tamanho do mundo. A Ines, mais uma vez, agradeco a sua dedicacao.


Nas duas turmas abordamos o tema das profissoes, inicialmente de uma forma generalizada, e pedimos as criancas que dissessem e pintassem aquilo que queriam ser quando fossem grandes. A resposta, como podem ver pelos desenhos, foi "padre" ou "madre". Ja se adivinhava, uma vez que sao os modelos que tem. Mas o mais engracado foi a preparacao destas aulas. Queriamos fazer um jogo de associacoes de objectos as respectivas profissoes (o tema da matematica eram as associacoes). Agora a dificuldade foi arranjar profissoes suficientes que as criancas conhececem. Ora, num pais com uma taxa de desemprego elevada, com postos de trabalho reduzidos as funcoes do estado, como alargar a lista para alem do policia, professor e bombeiro?

E depois os desenhos que encontramos nos livros portugueses: cozinheiros com chapeu de cozinheiro e avental e fogao a gas???? Bombeiros com chapeu e grande casacao vermelho???? Em Aileu???

Ou seja, limitamos a nossa lista ao bombeiro, policia, professor, carpinteiro, padre, cozinheiro (sem chapeu e avental), agricultor e medico.

Achamos tambem importante aproveitar o tema e falar do sistema solar, atraves do astronauta. Sabemos que e muito dificil para estas criancas (se ja o e para as criancas portuguesas), nao so pela sua idade e pela falta de (in)formacao, mas tambem pelo seu contexto cultural em que la em cima estao os ancestrais com os olhos postos em quem esta ca em baixo. No entanto, tentamos simplificar o mais possivel, e limitar aquilo que as criancas de facto pudessem ver da terra, como por ex. a lua.

As criancas fizeram uns pequenos foguetoes (do lado esquerdo da foto a branco), mas depois perguntaram a Lourenca se podiam ir ja a lua com aquilo. A Lourenca ficou um pouco preocupada :) e resolveu fazer um foguetao grande com uma caixa de papelao, reparem nas rodas (hihihi).


Em todas as actividades que fazemos, temos de pensar sempre no impacto da informacao e contrabalancar com as questoes culturais. E importante que saibam que existem outros animais, outras pessoas, mesmo que nao se apercebam da dimensao (tb ainda sao pequenos). Imagino que, quando eu ainda estava permanentemente da escola, no inicio quando os mais pequenos choravam ao verem-me, deviam imaginar que eu era um ET vindo de sei la de onde.

E o mais importante, isto nao e uma escola de criancas, mas tambem de professores e de pessoas (no meu caso). Cada dia e uma aprendizagem!


De resto, dia 8 reuniao de pais porque faltam 3 semanas para o ano lectivo terminar e e necessario preparar a festa, e comecar a trabalhar a terra para a plantacao do milho.

2 comentários:

  1. Olá Clarisse,
    Não basta ensinar é preciso ter as culturas sempre presentes, principalmente as diferenças culturais que são enormes como já deu para perceber pelas histórias no teu blogue.
    Coninuo adorar ler as tuas "entradas" e acho incrível continuares a fazer esse trabalho extraordinário num país tão longe e tão diferente do nosso.
    Continuação de bom trabalho, amiga. Tudo de bom.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. ola, clarisse.

    Tomei agora conhecimento do seu blogue, pelo facto de estar à procura de blogues que estejam, de qualquer forma, relacionados com crianças. Pois pertenço a um grupo, do 12ano, que esta a desenvolver um trbalho com o tema, saude desporto e psicologia infantil.
    adorava que nos visita-se e nos pudesse deixar algumas sugestões/criticas/comentarios. torne-se seguidor, se possivel, seria uma enorme ajuda.
    aqui deixamos o nosso blogue:
    http://projectosdpi.blogspot.com/

    um beijinho. esperamos por si :)

    ResponderEliminar