terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Lourença

Não tem havido grande escrita, porque andamos todas num lufa-lufa até às férias de Natal. Há que fechar o ano e preparar o próximo.

Para já está a Lourença por Díli na formação de professores. Aproveitando a estadia dela esta semana, fomos hoje tratar de algumas coisas que eu queria que ela aprendesse para que um dia que eu não esteja, seja ela a assumir. Primeiro fomos tratar de uma coisa que tem sido uma luta anual para mim mas que decidi abdicar porque na verdade a escola é para a comunidade: UNIFORMES! Bem, mas pelo menos quiseram só a parte de cima com o emblema da escola e os pais disponibilizaram-se a pagar - US$5. Se há coisas que eu devo respeitar é a importância das fardas em Timor e o brio resultante. É um "achievement" - muito difícil de explicar em Português. Deixei-a à vontade para escolher as cores (lá escolheu o beige que suja menos) e negociar com o dono da loja, é importante que seja ela. No fim, queria que o dono ficasse com o meu contacto, mas eu disse-lhe que tinha de assumir responsabilidades mais burocráticas e começar a ser menos o meu rosto e mais o dela a ser conhecido.

De seguida, fomos conhecer o senhor que nos vai fazer os baloiços. Deixei logo claro perante os dois que seria ela a comandar as tropas quando fosse a montagem... O senhor, claro, perante uma mulher timorense, ainda rematou dizendo que me contactaria a mim se tivesse algum problema, porque apesar de mulher, não sou timorense. Mas é bom, mais uma vez, que haja um envolvimento não só meu.

O próximo passo é o banco...

Também me disse, toda dinâmica, que tinha ido ao Centro de Educação falar dos contratos e fazer uma avaliação - bastante positiva, reforçada também por uma representante da Educação na nossa festa dos finalistas.... E que depois foi falar com o Chefe de Suco porque é importante para a nossa relação com a comunidade e porque uma outra ONG queria construir uma escola ao lado da nossa e que não tinha jeito nenhum... ou seja, uma rapariga que eu respeito muito pelo dinamismo e potencial, pela incansável dedicação à escola, e pela confiança e respeito que tem por mim... E acabo por dedicar esta entrada a ela, porque quando se encontra alguém especial deve-se louvar e fazer sobressair... E de certeza que não é pelo salário que recebe, porque infelizmente ainda não lhe posso dar o que ela merece. Mas é mesmo pela entrega à causa. Um bem-haja!


1 comentário:

  1. Votos de que o encerramento do ano lectivo, preparação do próximo e passagem de testemunho para a Lourença tenham os melhores resultados. O seu empenho merece isso.

    ResponderEliminar