segunda-feira, 3 de março de 2014

Dia de pôr a Casa em ordem

Este domingo foi dia de arrumações. Tínhamos de pôr uns materiais de parte para ajudar a nova escola da Mana Lu em Lois e aproveitámos para pôr "a casa em ordem": deitar fora o que estava estragado pelos ratos (infelizmente continua a ser a realidade, nem os móveis escapam), arranjar espaço para novos materiais, reparar o que precisava de reparação (não só somos carpinteiros improvisados, como usamos ferramentas improvisadas)...




A Francisca é a nossa responsável de logística e tem o registo de todos os materiais que temos, com as respetivas quantidades. Não deixa escapar nada do que sai ou entra. Não podíamos ter escolhido uma pessoa melhor para esta função. A Francisca tem vindo a revelar-se uma caixinha de surpresas boas.

Cada professora tem uma função adicional. É importante mantermos este equilíbrio de responsabilidades para que todas sintam que estão a contribuir para o mesmo. Não há uma mais importante do que a outra. E devemos deixar isto bem claro! A pedido (talvez por ser um costume em Timor) foi afixado nas salas o nosso organograma. O significado desta folha de papel é inimaginável... Acima de tudo, o resultado do longo caminho de aprendizagem e um motivo de orgulho para todos. Para quem não conhece as funções de cada uma, aqui fica:



E finalmente conseguimos dar utilidade às mesas e cadeiras verdinhas que recebemos do Ministério da Educação. Apesar de serem materiais de grande utilidade, não precisávamos deles - até há 4 anos atrás precisávamos, mas felizmente graças aos nossos amigos hoje temos tudo o que precisamos, quer dizer, falta a sala de aula nova :)
Não podíamos devolver nem doar a mobília, por isso decidimos trocar as nossas mesas de apoio antigas pelas novas, e enviar as antigas para Lois. E o que é certo é que deu uma nova vida às salas. O que acham?


No final do trabalho, uma fotografia da equipa, que não tínhamos ainda. Uma grande equipa!


Sem comentários:

Enviar um comentário