quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como tudo nasceu...


O trabalho do G.A.S.Porto em Timor iniciou-se em 2003, em Díli, colaborando com o Centro Juvenil Padre António Vieira - CJPAV. O G.A.S.Porto teve, nesse primeiro ano, contacto com o trabalho da irmã Maria de Lurdes – Mana Lu. Fundadora da congregação nativa ISMAIK (Instituto Secular de Irmãos e Irmãs Unidos em Cristo), desenvolve apoio em várias áreas, em diferentes distritos de Timor. A pedido dela, o projecto do G.A.S.Porto passou a ser desenvolvido em Aileu a partir de 2004.

Até 2007, o G.A.S.Porto teve como projectos:
- promoção de cursos intensivos de Português, Matemática e Informática
- ATL de férias lectivas com alunos da Escola Primária de Saboria (freguesia de Aileu)
- ATL de férias lectivas com alunos das escolas primárias de Aileu
- formação de professores da Escola Primária de Saboria
- formação de formadores para Português, Matemática e Informática

Em 2008, graças ao apoio de várias entidades, foi possível enviar 2 voluntários numa missão de dez meses (o Rui e eu). Novas necessidades surgiram, levando à criação de dois novos projectos:

- Jardim Infantil As Sementinhas
- ATL Escola do Amor

2 comentários:

  1. Mana,

    Recuo para 2005 e depois olho para a foto e logo o coração aperta por esta missão. Os 5, em nome do G.A.S.Porto, e uma partilha mágica de Aileu, de Saboria...

    Em 2008, o coração aperta de novo ao encontrar o Jardim Infantil e "as crianças de mãos sujas mas mudadas". E ao nascer da Escola do Amor!

    E tudo isto, contigo!

    "voa
    ensaia o vôo da garça
    porque a altura não disfarça
    no vazio o tempo sobra
    e descobres que o amor é uma obra
    construida a quatro mãos
    sem ter linha de metade
    nem lugar de exposição "

    Ficamos assim :)
    Mana Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá mana "Clarissa"!!!

    Com que então estás de volta à ilha do encantamento? É um orgulho indescritível saber que seguíste o teu caminho...que foste capaz de optar pelo chamamento do coração, pela tua vocação!

    Embora nunca mais tenhamos falado, tenho tido possibilidade de acompanhar as tuas "aventuras" via e-mail. É de parabenizar todo o trabalho que tens vindo a desenvolver: a garra e a motivação com que encaras os desafios com que te vais deparando, o empenho com que te "dás" aos outros!!! Parabéns por tudo isto e por muito mais!!!

    Certamente que irei estar atenta a este blog, pois esta será a nova forma de sentir que "Estamos Juntos!": eu, tu, os canhos do costume,o GasPorto, as crianças de Timor (que nunca esquecerei!) e aquele povo que um dia me marcou a alma!

    Um grande abraço!!!Tudo de bom!
    Estaremos juntas...sempre!

    Mana Letícia

    ResponderEliminar