quinta-feira, 30 de julho de 2009

A dois dias do fim


Os dias correm e estamos a 2 dias da festa de finalistas. Tem sido uma correria... boletins de notas, preparar as pastas com os desenhos, preparar as roupas para a festa, ensaiar pela milésima vez a dança em que eu digo: "Agora vamos todos para o lado esquerdo.” E alguns vão para a direita. “Agora para a frente.” E alguns vão para trás. “Agora já não quero ser o sol.” “Agora já não quero casar com o sol.” Ai, ai. Que dose de paciência, mas tão doce! Estivemos a fazer as prendas para dar as professoras, aqui vai uma foto para verem como ficou bonito: cada criança marcou o seu dedo na moldura, e os retoques fui eu... adivinhem com o quê? Feltro, claro.

Esta semana cantamos os parabéns à professora Mafalda que fazia anos. E temos o costume “alemão” (dos meus tempos no Colégio de Alemão) de levantarmos o aniversariante na cadeira o número de vezes consoante a idade. Então perguntei: “Quantos anos acham que ela tem?” “17 anos” Outro: “125 anos”. A D. Mafalda faz 45.
Também convidámos o administrador do distrito a participar na nossa festa este sábado, uma vez que ficou encantado com elas quando foram cantar à administração. Hoje o administrador veio lá em casa. Andava preocupado, queria dar um presente às crianças e não sabia o quê. Mais um ponto para As Sementinhas. Eu, claro, no papel de professora disse: “Pode ser um livro.” Ao que ele respondeu: “Pode ser uns refrigerantes?” Eu ia dizer o quê????
A sala está cada vez mais vazia à medida que se tiram os desenhos da parede. Ao mesmo tempo, penso que passou o primeiro ano e sobrevivemos apesar de todas as dificuldades. E sinto orgulho.
O ATL vai também de férias e este próximo domingo teremos a “Pequena Sereia” de manhã e à tarde num piquenique na montanha, no qual não estarei presente, porque estarei no aeroporto de Díli à espera dos novos Gasómetros (4 voluntários do G.A.S.Porto) que irão para Tíbar para uma missão de dois meses. E eu, vou um mês e meio de férias a Portugal (a riscar os dias) nesta próxima terça, com data de regresso já marcada para 20 de Setembro. Por isso, em breve estarei ao vivo e a cores para mostrar que de facto é real.
Ah, financiadores continuam a precisar-se! Até porque já estou a fazer novos jogos para a nova sala da Infantil, e continuo a sonhar que em Janeiro teremos, sim, uma grande escola!!

Os meus amigos “Mickey” continuam por cá, gostam aqui do ambiente. Matamos seis na semana passada, mas isso não assustou os irmãos. No outro dia, encontrei um ratito dentro do meu quarto. Descobri que ele entrava por uma frincha minúscula que tenho entre a nova protecção da porta em caixa de CDs e o espaço por onde passa o cabo da extensão (não tenho instalação eléctrica no quarto). Agora tenho, para além dos CDs, do cabo e da esponja, mais uns quantos lápis enfiados na frincha por onde ele poderia voltar a entrar. No entanto, hoje acordei às 6 com um grande a bater-me à porta. Conseguiu roer um pedaço da fita isoladora que tinha na porta. E esta semana encontrei um escorpião no meu quarto, mas ele andava meio zonzo devido ao produto que pus no meu quarto. No entanto, todo o cuidado é pouco.

4 comentários:

  1. Olá Clarisse,
    Tudo bem?

    Recebi via rede "crocodilovoador" a indicação do seu blog e achei interessante o seu trabalho na educação infantil.
    Só queria confirmar em que local de Timor é o seu trabalho, é em Aileu mesmo?

    Suzi

    ResponderEliminar
  2. Cara Suzi,

    sim, o Jardim Infantil é mesmo em Aileu Vila, suku de Aisirimou. Conhece?

    ResponderEliminar
  3. boas menina, que maravilhade trabalho! vai pensando em efectuar uma palestra para o pessoal da catequese sobre a tua missão. Beijinhos saudosos! até breve! maria joão catequista da lapa

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Cheguei a este blog através de uma amiga que também aí esteve, a Raquel. Gostei muito de ler as aventuras do que se passa por aí, tão diferentes do dia a dia de aqui. É preciso gostar muito do que se faz....
    beijinho
    mjoao

    ResponderEliminar