quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O último dia

Chegou mesmo o último dia! Comemorámos 2 coisas: a primeira, o primeiro aniversário do nosso Jardim Infantil que abriu precisamente em Julho de 2008. A segunda foi a "saída da primeira fornada" deste Jardim Infantil.
A euforia começou no dia anterior em que estivemos a fazer brigadeiros com as crianças para o dia da festa e os enfeites da sala. Alguns ficaram de castigo, porque comiam a massa dos brigadeiros em vez de fazer as bolinhas.














Às 8h de sábado começaram os preparativos com as comidas. Pedimos a colaboração aos pais e cada um trouxe algo para juntar à mesa da merenda. Até o administrador me veio trazer dois bolos e sumos para as crianças. A minutos de começar faltavam 3 crianças, 2 delas eram protagonistas num dos teatros. Estavam todos nervosos com a presença dos pais e algumas coisas ficaram esquecidas. No teatro dos mais pequenos, perante os pais, o sol e a lua tiveram vergonha e já não quiseram abraçar-se. Na música da avozinha, o menino que levava o bolo ficou para trás. No teatro dos maiores, o "dente estragado" só se ria para os pais em vez de fazer cara de "estragado". A professora Lúcia também se esqueceu de vestir a batina para ser dentista. Na poesia, a Domingas esqueceu-se dos gestos. Na música "Escola G.A.S.Porto" trocaram as estrofes. Para alguns, pode parecer uma catástrofe. Para mim, foi mágico. Ficam algumas fotografias que mostram a "qualidade desta escola", de acordo com os representantes da administração. No final, cada criança recebeu o seu boletim de notas, o famoso certificado e uma fotografia da nossa viagem a Díli para recordarem. E ainda entregaram os presentes às professoras.














E aqui fica uma fotografia dos meus “tios”, os donos do restaurante português que muitas vezes me satisfizeram os desejos por comida portuguesa para me dar forças para continuar. Até Setembro!











4 comentários:

  1. boa viagem e até breve! bjs maria joão

    ResponderEliminar
  2. O seu trabalho é muito emocionante, especialmente para quem conhece as carências de Timor.
    Vejo as fotos e fico sem palavras.
    Obrigado barak e parabéns.
    Augusto Lança- Sines

    ResponderEliminar
  3. Clarisse,

    por favor trate bem desses dois. São meus amigos, o Eduardo e o Luís, e um deles (o Luís) é, até, meu "sobrinho", hanesan ne'e!

    E bom trabalho, aí no "nosso" Timor.
    José Antóno Cabrita

    ResponderEliminar