segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mana Lu


Este fim-de-semana fui com o Nuno a Dare visitar a Mana Lu. Deixamos o carro no fim da estrada boa e percorremos o resto a pé, cerca de 40 minutos de muita subida. Na varanda, estava a minha menina, a Melita, ainda mais crescida, ainda mais esperta, a gritar por mim. Veio a Mana Lu com um dos seus abraços como se me dissesse “Bem-vinda a casa”.
A Melita, juntamente com a Lourença, rapidamente nos tiraram a máquina, fazendo poses com as flores, os cactos, os coelhos (o que vale é que inventaram as máquinas digitais). O Giovanni não as conseguiu acompanhar, embora quisesse repetir, por isso optou por se andar a debruçar na varanda da Mana Lu (e nós só rezávamos).
Nestas trapalhices todas, exigindo-nos toda a atenção, lá nos conseguimos escapar para falar com a Mana Lu sobre as obras em Aileu. E, como sempre, as palavras da Mana Lu dão-nos a volta e fazem-nos vir as lágrimas. E, acima de tudo, fazem-me repensar porque vim; é o amor dela contagiante que me faz ficar a servir o povo, que não é meu, mas é como se fosse. É ela que me impõe a responsabilidade, quando as forças já não vêm. É ela que muda o rumo, quando o barco tende a voltar para trás...


Depois de vários carpinteiros a passar por Aileu e a tentarem pedir mais material do que o necessário, depois de ter de tomar uma decisão para conseguir dormir melhor, sem medo de que não houvesse sala até ao início do ano, eis que finalmente o Maun Miro recuperou da doença e a Mana Lu decidiu mandá-lo para Aileu. Acertei os detalhes com o Maun Miro, e regressámos a Díli. Para trás ficou a promessa à Melita e à Lourença que um dia as viríamos buscar para ir à praia. O silêncio se desvaneceu quando chegámos a Díli...
Se tudo correr bem, o restante material em falta para as obras parte amanhã de Díli.

Obrigado a todos os que já contribuíram para o Kit Semente Saudável. (vejam na entrada anterior, para quem não sabe).

1 comentário:

  1. Ola Mana = )

    Obrigada por mostrares a Melita (grande, grande grande =), o Giovanni e a Lourença!

    A Mana Lu faz mesmo sentir mais perto a verdadeira missão e é prolongar esse sentir e sentires força Cla, porque realmente a "obra cresce" :)

    Bons Dias, em Timor!
    Estamos Juntos
    Su*

    ResponderEliminar