quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um novo ano

(cliquem nas fotos para aumentar)


A nossa escola começa a ficar colorida. Com o arrancar das aulas, com inscrições de última hora, as 47 sementinhas deste ano começaram já a preencher as paredes das salas de aula. Depois de duas semanas de adaptação (menos choro que no ano passado, mas quem chora, chora a sério), surgiram os primeiros desenhos: uma autobiografia.

Este fim-de-semana foi dia de melhorar o espaço das sementinhas. Ainda falta muita coisa, e há ainda problemas por resolver (água da chuva que entra debaixo da porta, a parede que ainda não está feita na sala nova por falta de madeira). A mesa já foi encontrada, mas se há coisas que tenho vindo a aprender é que aqui nada pode ser dado como adquirido, ou seja, qualquer coisa que esteja definida, num instante se torna indefinida. Cada dia é um dia e cada hora é uma hora; não adianta fazer planos e traçar deadlines, porque há sempre coisas inexplicáveis que acontecem e que mudam toda a situação. Mas também há outra lição: não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, o que no fundo tem a ver com os deadlines que nós, malais, impomos, mas que no mundo do inesperado de nada valem.


Foi preciso montar mais uns materiais (como sempre, o carro cheio) e dar uma limpeza ao chão do recreio, cuja erva alta parece que apenas a mim incomoda. E, mais uma vez, dar uma palavra de motivação às nossas professoras, relembrando-as da responsabilidade para este ano.


Não podemos descurar a casa-de-banho que está a tornar-se cada vez apropriada para as crianças. Já temos uma grelha onde podem guardar as escovas-de-dentes e as pastas, e as paredes têm agora uns desenhos com vários motivos. Isto, porque especialmente nesta altura inicial, é o local onde as crianças mais passam: para além de estarem constantemente a querer ir à casa-de-banho (porque não foram ainda educados no sentido de cumprir horários), às vezes acontecem “acidentes”, principalmente nesta altura do ano (a carpete da sala nova já foi “estreada”)


A nossa horta está grande. Cá temos a nossa mandioca e o milho. Não tarda teremos uma boa refeição para as crianças. Os pais têm sido grandes dinamizadores e limpado o terreno de vez em quando.

O nosso ATL já tem a televisão, e este próximo domingo vai ser a primeira sessão na nova sala.

2 comentários:

  1. Que seja mais um ano cheio de alegrias :)

    Estamos Juntos!

    ResponderEliminar
  2. Adoro acompanhar o teu percurso...a tua imensa capacidade de lutar e acreditar é um exemplo para todos nós.

    Beijinho já com saudade*

    Mónica

    ResponderEliminar