quinta-feira, 18 de março de 2010

Com o final das chuvas

Domingo foi dia de ir a Aileu.














Anda tudo na azáfama a aproveitar os últimos dias de chuva... Belíssimo! Mas a chuva deixa as suas marcas, e não sei muito bem se da próxima vez que for a Aileu poderei chegar ao destino. Pedaços de troncos no meio da estrada, desabamentos, pedaços de estrada que desapareceram, restos de alcatrão a ceder... como se não bastasse o grau de perigo daquela estrada todo o ano.











Chegados a Aileu, encontramos esta casa desmontada... É uma casa que as manas usavam como armação e que agora estava com menos uma parede. Mas ao entrarmos no ATL, rapidamente percebemos... tinha-se desmontado uma parede para fazer outra. SIM, já temos parede entre a sala da 2.ª infantil e o ATL. Vejam só como ficou bonito.














O pior da história é: desconfio que quando me for embora, a mesma parede que já foi outra parede vai ser usada para fazer outra parede. Não se riam, porque se desconfio, é porque algo semelhante já aconteceu.

Mais à frente, estava o nosso corta-relva... mas não um eléctrico, um tradicional... nomeadamente um cavalo que tinha sido pedido emprestado ao vizinho para ir comer a erva do recreio das crianças. Engenhoso!!

Estamos a chegar ao final do 2.º período e, com ele, a avaliação e a festa final. A manhã foi de grande trabalho e o almoço ficou adiado para as 14.30h. Começámos por trabalhar na avaliação das crianças com base na caderneta do Ministério da Educação à qual finalmente temos direito. Fiquei bastante desiludida, porque está escrita em português. E se até as minhas professoras que têm base do Português tinham dificuldade em compreender, pior vai ser os pais. Exemplo: "Coordenação Grossa". Mas que raio?! pensaram as professoras. Talvez faça a tradução e anexe à cadernenta.
Depois de tudo preparado e com trabalhos-de-casa atribuídos (preencher as cadernetas), passámos à análise da gestão financeira que actualmente está a cargo da D. Lúcia. Tudo certinho... Oúltimo ponto da agenda foi a preparação da festa final que já está em curso... Definitivamente vamos fazer a Via Sacra. Já temos a cruz feita e os papéis distribuídos.
Entretanto, o Nuno avançava com a pintura das portas da escola nova, com o seguinte resultado:














Durante a semana, celebrou-se o dia do Pai (com uma semana de antecipação, devido aos exames). Ao questionarmos as crianças quanto à importância do pai, foi da opinião geral que o pai é melhor que a mãe, porque o pai compra sapatos e doces, enquanto a mãe só ralha.

Mostro-vos o nosso mais recente quadro: "Quantos somos?" que é preenchido todas as manhãs com a contagem dos meninos e das meninas e depois fazendo a soma total. É uma forma de introduzirmos a matemática num contexto real.


Algumas crianças também já vão escrevendo o nome. Ora vejam lá, não é magnífico? Ainda na etapa das cópias, mas não deixa de ser digno de se louvar.

A vida é feita de dias bons e dias maus. E é quando estamos mais melancólicos, que temos maior necessidade de encontrar algo que nos anime. E nesta busca encontramos os sorrisos, as pequenas vitórias, os progressos, as pequenas independências...

2 comentários:

  1. Confirma-se os óculos dão ainda mais destaque à tua pessoa.

    ResponderEliminar
  2. Procurei mas não te vi na representação? Já sei naquela época não se usava óculos e a Maria Madalena muito menos...

    ResponderEliminar