terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tantas prendas!

(texto sem acentos)
Ida a Aileu com um carro carregadíssimo de presentes para os meninos da Infantil. De facto o Pai Natal parecia que tinha chegado mais cedo... todo o nosso stock de materiais de ginástica (que anteriormente era composto por bolas feitas de jornal e fita-cola castanha, arcos feitos em cartolina enrolados a fita-cola castanha também pk a cartolina tinha umas falhas, cordas feitas de pequenas cordas umas atadas às outras - agora se vê a energia que eu tinha) foi renovado com arcos, bolas, cordas, raquetes, tudo VERDADEIRO! Ah, e uma coisa engraçada, uma espécie de catapulta. Numa ponta põe-se uma bola e pressiona-se com o pé na outra. A bola salta e o objectivo e agarrá-la (para as actividades de motricidade grossa).




Ao subir a montanha, avistava-se o navio Sagres que está de passagem aqui no porto de Díli. O barco seguiu-nos o trajecto pelo mar, nós pela montanha.









Chegados a Aileu, já nos esperavam à porta das salas de aula. Mãos ao trabalho. Enquanto uns arrumavam os novos materiais, outros faziam as limpezas, outros faziam o jogo da memória com relógios ou faziam um dado de números.



















A Lourença mostrou-nos o kiosk que construiu com as criancas, ao qual as criancas deram o nome de Mukit (a semelhanca da loja mais famosa de Aileu). Recortaram uma entrada e uma saida com toldo :) Pintaram e estiveram a fazer teatros (o tema era o dinheiro). Ao contrario do que eu estava a espera, todos reconheciam facilmente as moedas e sabiam o que podiam comprar com cada uma delas.


Com os mais pequeninos, o tema era o desenvolvimento do pinto - desde o ovo ate a galinha/galo. Quiseram ir conhecer a capoeira la das manas e ver as galinhas a chocar. E teimaram que os ovos deviam abrir naquele preciso momento para se certificarem de que a Professora Mafalda tinha explicado tudo correctamente.

A visita ainda se estendeu a casa da D. Lucia para conhecer o Andre - o 7. filho - que mamava e dormia ao mesmo tempo. Agora perguntem-me: "Mas tao agasalhados. Esta frio em Aileu?" Naaaaooo. Estava um calor que nao se podia dentro da casa da D. Lucia. O telhado e de chapa que absorve o calor do sol; e eu sentia aquele calor a imanar do telhado. E eu disse: "D. Lucia, nao tem calor?" (eu via o bebe a suar). E entao explicou-me: "Nao, mana, no primeiro mes nos os dois temos de estar quentinhos." E eu lembrei-me do que ja tinha lido sobre os partos. Dar a luz em tetum diz-se "tuur ahi" que significa "sentar ao fogo" e que se refere tambem ao periodo pos-parto. Na tradicao timorense, apos o parto, a mulher deve manter-se em casa, junto ao calor.


Domingo, e porque era merecido, uma ida a praia. Nao vale invejar...



7 comentários:

  1. Como é que se chega a Timor?
    Quantas escalas fizeste?
    É cara a viagem?

    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo seu trabalho. Estas fotos são de que praia ?
    Augusto-Sines

    ResponderEliminar
  3. Caro Ricardo,

    chega-se a Timor de avião. Há várias rotas. Normalmente são quatro escalas, também há de três mas fica ligeiramente mais cara. A viagem varia, mas a mais barata deve ficar por 1100, mas como disse é muito variável. Está a pensar vir para cá?

    ResponderEliminar
  4. Olá Augusto,

    como está? Esta praia é a da Areia Branca, mas já em direcção ao Cristo Rei. Ainda se recorda?

    ResponderEliminar
  5. Gostava de conhecer Timor.
    Há voos directos de Singapura para Dili?
    Ricardo

    ResponderEliminar
  6. Como é a vida em Timor.
    Vejo que é jovem. bonita e partiu para uma aventura ou para um sonho?
    Não é dificil viver em Timor?
    Dou-lhe os meus Parabéns. Só tenho pena de não ter hoje 20 anos.

    fernanda

    ResponderEliminar
  7. Ola Ricardo,
    sim, pode vir por Singapura. Fica ligeiramente mais caro, mas e mais pratico.

    Ola Fernanda,
    parti para um sonho, mas tem sido uma grande aventura. Nem sempre e facil. O que custa nao sao as condicoes; custa e conseguirmos equilibrar as duas culturas.

    ResponderEliminar