domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ano novo, vida nova!

Foi uma semana meio complicada e senti mesmo necessidade de ir a Aileu. E ainda bem que o fiz, porque aprendi novas histórias e fui surpreendida.
A partir desta semana qualquer viajante que passe pela estrada de Aileu verá este placar. E porque é que este placar é tão importante? Para além da óbvia função de indicar o caminho para a nossa escola? .... porque não fui que mandei fazer! Foi tudo iniciativa das nossas professoras e das manas. Tínhamos um quadro que não usávamos, elas compraram as tintas e pintaram as letras. Falta apenas uma flor em representação da nossa filosofia.

Dedicamos a sessão de hoje a preparar os nossos cartões com actividades para cada livro que temos na nossa biblioteca.

As professoras mostraram-me os seus últimos trabalhos com as crianças, visíveis logo à entrada da sala.
Letras T e E feitas com pauzinhos.

Caras, já que o tema de há duas semanas era o Corpo Humano.

E na Matemática, estivemos a dar as formas geométricas, nomeadamente os triângulos e os quadrados, e o resultado foi uma casa. "Professora, as janelas de minha casa também são quadradas!"

E a prática dos quadrados continuou no nosso quadro de rede, onde as crianças podem experimentar fazer as mais diversas formas com tecido enfiado na rede e, ao mesmo tempo, treinar a motricidade fina.

O Carnaval festeja-se esta semana na nossa escola e as professoras já tinham os modelos das máscaras preparados (talvez sejam um pouco grandes, mas o que importa?). Aqui fica uma foto das nossas modelos:
O que me deixa mais contente é que eu estou a ver o esforço em seguir, em respeitar-me, e cabe-me a mim não só chamar à atenção como também felicitar quando fazem bem. E hoje, para além dos trabalhos:
- todos os lápis estavam afiados
- todas as caixas de arrumação estavam identificadas
- fizeram uma lista com a separação das crianças por grupos de trabalho
- a D. Mafalda, que está como tesoureira a substituir a Lourença, apresentou-me as contas do mês de forma impecável (ela que outrora teve alguns problemas na mesma posição)

E eu perguntei na brincadeira: "Mas o que vos aconteceu?" E elas: "Mana, ano novo, tem de haver mudança!" Qual é o caminho da felicidade?

Mais novidades boas:

- a Lourença está de volta, embora debilitada (fica sentada toda a manhã), mas diz que está farta de estar sozinha em casa. Alguns pais por sua vez, demonstraram alguma preocupação porque viram um programa na televisão em que uma mãe enlouquecida matava os filhos, e estavam com receio que a Lourença fizesse o mesmo às crianças da escola. Bem, foi preciso explicar que a Lourença está estável (ainda a medicação tradicional para meu desgosto e mentalmente ainda não a 100%) para além de que está acompanhada por outras professoras na sala de aulas.

- TEMOS LUZ! Agora temos luz todos os dias das 18h às 12h do dia seguinte. O que significa que se acabaram os tempos de gastar lenha das manas e podemos ter o nosso próprio fervedor para a merenda da escola. Para além de que já podemos ter aquelas mordomias de escola que exigem luz, que eu nem sei quais são, porque estamos tão habituadas a não ter luz que a nossa escola funciona perfeitamente sem precisar de luz. É incrível, não é? Quanto mais temos....




2 comentários:

  1. É taõ bom ver frutos do trabalho não é?
    Só boas noticias. Fico muito muito feliz!!!!!!!
    Parabéns para todas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho extraordinário o que estão a fazer!
    Percebe-se através deste relato o ânimo de ver os sucessos que vão sendo obtidos e verificar que a formação das pessoas envolvidas está a dar frutos.
    Espero que assim continue e por cá fico à espera de novas boas notícias.
    Com muita estima
    Carlos Aboim

    ResponderEliminar