quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Outros trabalhos

Dei por iniciadas as obras para fazermos um tecto falso num compartimento do ATL que permitirá armazenar aí todas as nossas tralhas, bem como eliminar de vez os ratos no ATL e na Infantil 2 (espero eu!). Os materiais foram comprados, já estão no camião e em princípio amanhã partem para Aileu. Se tudo correr bem, este fim-de-semana começamos.

Entretanto, neste último fim-de-semana, decidi mudar de ares e fui até Maubara.

Maubara pertence ao distrito de Liquiça e fica junto à costa, a oeste de Díli. O caminho é o habitual "supermi", embora a condição do asfalto seja superior ao da estrada para Aileu. O trajecto é repleto de paisagens paradisíacas junto ao mar.
Em Maubara existe um antigo forte português que está a ser explorado por um projecto da Cooperação Portuguesa. Serve-se uma panqueca com doce de papaia que se recomenda!

Cá fora, existem algumas tendas com venda de produtos tradicionais.

Claro que, quem passa por Maubara, tem de dar um mergulho, já que água tão fresca é difícil encontrar por Timor, embora com algum receio dadas as últimas notícias de tubarões e crocodilos.

No regresso, parámos para tirar fotografias às salinas da zona de Tibar, numa certa homenagem à minha mãe que as achou surpreendentes.

Tíbar fica já junto a Díli, embora pertença, penso eu, ao distrito de Liquiça. Tem uma baía fabulosa onde os fanáticos do surf gostam de ir mesmo com ondas de 50 cm. :)

2 comentários:

  1. Olá Clarisse, mais uma reportagem muito boa.
    Calculo que a viagem de Aileu até Maubara seja difícil mas deve valer a pena a avaliar pelas paisagens que realmente acho deslumbrantes.
    Foi interessante identificar as localidades que refere no post através do Google Earth. Até consegui ver fotos antigas da fortaleza de Maubara. Tíbar, ao vivo, deve também ser encantadora.
    Quanto aos trabalhos de renovação do ATL, espero que corram bem e que acabem de vez com os roedores.
    São muito bem vindas as notícias sobre o que se vai passando por aí.
    Até breve
    Carlos Aboim

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos,obrigado pelo seu comentário. Na verdade, o caminho é Díli-Maubara. Em Timor a organização das estradas é muito simples.

    Imagine que há uma estrada que circula toda a ilha pela costa (Tibar, Maubara, etc.). E depois mais 2 estradas que cruzam a ilha de norte a sul: Díli-Betano (a que passa por Aileu) e Baucau-Viqueque. Ou seja, por exemplo, de Aileu a Maubara, tem de se passar por Díli (caminho mais perto). Claro que há também estradas secundárias, mas eu não me atreveria muito a ir. O risco de ficar atolado na lama ou rasgar um pneu é grande :)

    Mandarei notícias, mas hoje já telefonei ao condutor do camião e parece que ele foi carregar o camião com areia, por isso acho que não vai ser este fim-de-semana. A noção de tempo é relativa. O "amanhã" pode ser daqui a uns dias ou semanas.... :)

    ResponderEliminar