domingo, 29 de maio de 2011

Reunião de pais

Díli, partida às 7h, com reunião de pais marcada em Aileu às 9h. A Gandhi ofereceu-se para ir comigo de mota. Grande aventura, 2h e tal de viagem, com algum receio principalmente nas subidas.
Chegámos eram 9.15h e eu estava preocupada com o chegar atrasada. Mas não obstante os anos de experiência.... claro que a reunião começou às 10.30h.

No programa estava:
* apresentação das actividades da Infantil (entrega de folheto informativo)
* apresentação de contas (nomeadamente dos recentes subsídios que recebemos)
* apresentação das actividades do ATL
* apresentação de contas do ATL relativamente à contribuição dos pais para comprar material de costura

Os pais, apesar de representarem 1/3 das crianças que temos, mostraram-se muito participativos e interessados, contribuindo com novas ideias, nomeadamente no que se refere ao ATL (ex. ensinar a cozinhar). Alguns pais mostraram-se preocupados e perguntaram se os rapazes também aprendiam a costurar, ao que a Lourença respondeu: "Não, eles fazem carpintaria." A Lourença está uma perfeita gestora da escola e todo o programa é concebido por ela. As crianças já voltaram para as sessões de cinema.

Também tinha ouvido rumores de que as crianças não vinham ao ATL, porque nós não dávamos lanche e que preferiam ir às madres porque lá comiam bem. Tivemos a explicar que o nosso orçamento era bastante reduzido e que a maior parte dos fundos era canalizado para a Infantil dado que era a tempo inteiro. Mas depois de ter explicado todo o conceito do ATL, penso que perceberam. Até porque eu fiz questão de dizer (pk estou farta destas "iscas" que criam dependências e levam a "más motivações", provocadas pelos malaes que por cá passam), que o objectivo da escola é dar um futuro educativo às crianças não obstante a importância da comida.

A Lourença geriu totalmente a reunião sem eu lhe ter dito nada.
Fartou-se de louvar a nossa escola pelo espírito inovador, quer em termos de programas e disciplinas, quer em termos de presença das professoras. No fim, convidaram-se os pais a vir participar nalgumas sessões e a ajudar as professoras com o nosso programa especial do Dia Mundial da Criança, 1 de Junho.

Sabemos que as nossas virtudes têm de sido postas em prática. Um dos pais veio falar connosco, porque o filho recebeu o prémio da delicadeza na 1.ª semana. Estava contente!

E pronto, terminada a reunião, toca a almoçar e descer a montanha no nosso super meio de transporte. Chegadas a Díli, já nem sabíamos onde nos doía.

3 comentários:

  1. FANTÁSTICO!!!!!!
    Bjs e Parabéns a Todas!

    ResponderEliminar
  2. Beijinho grande de saudades... de ti... de tudo...
    Bom fim de semana mana Clarisse

    Raquel

    ResponderEliminar
  3. Gostei de te ver em actividades relativas à localidade, e sobretudo apreciei o teu trajecto de motorizada com a tua colega. Já agora, tua queixa era engraçada (já não sabias onde te doía)! Só desejo que te sintas feliz e que continues a tua acção de bem-fazer.
    Beijinhos da TITA!

    ResponderEliminar