domingo, 15 de maio de 2011

Uma segunda de chuva

(A mensagem anterior sobre o subsídio foi retirada dado termos descoberto que fomos falsamente informados. Mas a luta continua!)

Há coisas que correm mal, mas logo a seguir vem algo de bom. Segunda fui convocada para uma reunião em Aileu com o Centro de Educação. O assunto era: subsídios escolares. O Ministério da Educação paga agora uma X por criança por mês às escolas e nós estamos incluídos. Recebemos assim o subsídio referente ao primeiro período para gastos apenas em material escolar. Ou seja, menos uma despesa. O dinheiro tem de ser gasto de imediato e é exigido um relatório.

A vantagem de ter ido a uma segunda a Aileu, foi a de ter apanhado as crianças na escola. Ainda conseguiram contar-me que nesse dia lerem uma história sobre a chuva, em que a vaca ficava às cores. "E como é que eu me chamo?" "Professora Malae (=estrangeira). Hihihi." A virtude era a Gentileza: "Quem sabe dizer porque é que a Professora Malae é gentil para nós?" "Porque ela traz-nos comida!" A reza final foi em português.

E, como começou a chover, puderam ainda usufruir mais um pouco dos brinquedos antes de regressar a casa. Alguns quiseram praticar as letras ("Professora, não encontro o M!"):

Outros quiseram brincar às cozinhas:

Outros ainda, no meio daquele barulho da chuva a bater na chapa, quiseram fazer música:
Pareceram-me todos felizes! E eu também fiquei.

Sem comentários:

Enviar um comentário