terça-feira, 3 de maio de 2011

Acabaram-se as férias

Após 2 semanas de formações, mais 2 semanas de descanso, e com o arranque das aulas à porta, a nossa mesa de trabalho no sábado estava assim, cheia de papéis espalhados por organizar:
Praticamente todo o horário teve de ser mudado e, por conseguinte, as actividades. Inserimos mais uma disciplina no nosso programa: Desenvolvimento de Virtudes. A ideia é, através de histórias específicas (feitas para a própria disciplina) transmitir virtudes às crianças como Responsabilidade, Gentileza, Honestidade, Paciência, Coragem, Perdão, etc.

Em cada sala haverá também uma Árvore das Virtudes, onde se porá o nome das crianças que durante uma semana demonstrarem uma virtude nos seus actos. Por isso, estivemos a praticar a virtude para as próximas 3 semanas: Gentileza. Cada virtude é abordada duas vezes por semana, ao longo de 3 semanas. O tipo de abordagem varia de dia para dia. (D. Lúcia a praticar a leitura:)

No ATL pensou-se em fazer uma reunião de pais. Ao que consta tem havido uma certa desconfiança dos pais, porque a Lourença pediu dinheiro para comprar linhas e agulhas (as crianças pediram para aprender a costurar/bordar). Achamos que será necessário apresentar as contas e incentivar os pais a participar mais.

Há ainda algumas surpresas, mas fica para outra vez. Desta vez, segue uma fotografia inspiradora, tirada no domingo:

1 comentário:

  1. Acho inspiradora a ideia de criar uma disciplina como "Desenvolvimento de Virtudes". Oxalá atinja o objectivo a que se propõe. Na realidade é uma matéria que é muito importante desenvolver em qualquer parte e não só em Timor.

    A última foto é deslumbrante!

    Desejo um bom recomeço de aulas.

    ResponderEliminar