quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fim-de-semana especial

E estamos novamente a duas semanas do final do 2.º período... Os exames decorrem esta semana e, daqui a duas semanas, as professoras partem para Díli para mais uma sessão de capacitação.

Aproveitando a boleia de amigos a caminho de Ramelau e dada a quantidade de "pequenas" coisas a fazer em Aileu que ficam sempre por fazer por serem "pequenas", passei o fim-de-semana inteiro em Aileu (as marcas são visíveis até hoje: picada no braço e outra no olho resultado de ter dormido sem mosquiteiro, uma luxação no ombro resultado de uma escada que me caiu em cima, e uns restos de tinta agarrados às mãos e braços).

Em primeiro lugar, comecei pelas pinturas (e daí o acidente da escada, depois achei melhor já não subir para pintar a parte de cima) do edifício do ATL+2.ª infantil e armário do ATL.
Depois começaram as arrumações no ATL que já não via uma vassoura ou uma organização há algum tempo (indescritível!). E este era o aspecto após uma hora de trabalho:

Eis que, no meio daquele caos em que não podia entrar mais nada, chega um carro da Cooperação Portuguesa.... com os nossos móveis!!! Arrasta o lixo para o lado para caber: um sofá, 2 mesinhas de cabeceira (que ficaram muito engraçadas, cada gaveta com os materiais da respectiva disciplina), 2 armários, 3 estantes e 1 mesinha. Bem, o que é certo é que entretanto chegaram as minhas ajudantes e o resultado:
Estamos a ficar com um espacinho de ATL engraçado. Só nos falta as cadeiras e umas mesas em condições (e parece-me que está para breve).

Entretanto foi dia de recebimento dos "uniformes" das professoras após muita insistência (já foi um desgosto grande eu ter proibido fardas nas crianças). A minha mãe arranjou uns aventais muito coloridos e EM PLÁSTICO (condição absoluta dada a sujidade de rápida acumulação) e acrescentámos os nomes de cada professora. Na fotografia, estou com o avental da Beatriz que não pode estar presente:

De regresso ao trabalho, era preciso ensaiar as nossas apresentações para a formação de Agosto. Aqui estamos nós a praticar o nosso número de Motora Grossa:

À noite, aproveitando a ausência das professoras, fiz uma limpeza geral aos dois armazéns e deitei fora uma quantidade de "lixo" que acumulámos pensando que iríamos usar aquilo um dia...

A mana Ala ainda aproveitou para me convencer a ampliar mais a escola, ao que revirei os olhos, porque se três salas é o cabo dos trabalhos, imaginemos 6! Nem pensar!
No domingo, a alvorada foi logo às 5.30 com as manas no início dos trabalhos... E estava um frio de morrer para conseguir sair do saco-cama... Mas era necessário aproveitar a manhã antes que os peregrinos do Ramelau voltassem para me apanhar.

Ficaram definidas algumas prioridades:
- arranjar o baloiço (que foi ao chão)
- montar uma nova canalização de água (o poço secou e não temos água - nem para as crianças, nem para as manas)
- mesas e cadeiras para o ATL

E talvez digamos todas um "Até Setembro!"

Sem comentários:

Enviar um comentário