domingo, 3 de julho de 2011

Panos são sinal de festividade

Ainda não eram 8 e já me estavam a ligar de Aileu. Nem eu tinha saído de Díli. Mas a excitação era tanta que já me esperavam na escola desde as 7.30 da manhã. Isto, porque uns dias antes lhes telefonei a avisar que um camião da Presidência da República iria, no sábado, entregar 100 cobertores à nossa escola, numa iniciativa de S.E. o Presidente José Ramos-Horta. Ficou tudo em alvoroço, inclusive já iam preparar uma merenda para a chegada do carro não fosse eu ter ido a tempo.

Uma hora e meia depois, chegados a Aileu, esperavam-nos à porta da escola... À entrada tinha um vaso com flores numa mesa decorada com um pano bordado. A mesa da sala da 1.ª infantil também tinha um paninho (eu detesto estes paninhos, mas sei que para elas é sinal de grande honra e de festividade). Três horas depois, chegou o tão esperado carro com os cobertores. Talvez os nossos leitores não sabem, mas Junho e Julho são os meses mais "frios" do ano. Digamos que em Díli é "menos quente", mas em Aileu faz muito frio, principalmente de manhã cedo e à noite, pelo que as nossas crianças sofrem muito.

Fizemos a nossa reunião de trabalho habitual, as professoras mostraram-me os recentes trabalhos e novamente de regresso a Díli.

Aqui ficam algumas novidades das salas:

Deram-nos um "Caçador de Insectos" e foi a alegria total (eu bem achei estranho aquela teia enorme, cheia de aranhas, ter desaparecido. Pensei que fosse com as limpezas por causa do carro)... Apanharam uns aranhiços... mas só se esqueceram de uma coisa: dar de comer, por isso só sobreviveu uma aranha. Já ficou a nota...

O jardim dos patos depois da leitura da história "O Pato". Com isto fizeram um teatro de marionetas.



Com base na história "Vê e Conta", explorámos os números e nada como termos 5 dedos para contar até 5.


1 comentário:

  1. Que bom... os cobertores, os desenhos, e gostei especialmente dos patos :)

    bom trabalho!!
    estamos juntos

    ResponderEliminar