terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estamos de volta

Depois de um longo período de férias, estamos de volta. O 3.º período começou já no dia 21 de Agosto. 

Temos uma novidade boa. A sala da 2.ª Infantil tem já uma porta nova graças à contribuição do Luís e da Helena. E digam lá se não é bonita (até destoa :) )

 Este domingo foi o reencontro após as férias. Havia muito a falar. Uma das novidades é que o Centro de Educação nos pediu para recrutarmos mais 3 pessoas a título voluntário por 3 meses. O Centro de Educação mostrou-se muito impressionado com a escola e com o nosso programa. Louvaram-nos por terminarmos a escola ao meio-dia e não às 11.30, e pelo facto de darmos a merenda às crianças às 9.30 e não ao meio-dia. Interessante não?

Decidimos também a estrutura da escola, a pedido do Centro de Educação. Temos então a D. Lúcia como Vice-Directora, a D. Mafalda como Tesoureira, a D. Francisca como responsável de Logística e a Lourença responsável pela Formação.

Trouxe também comigo de Díli uns puzzles que foram especialmente feitos para as escolas que compõem a TaLiHa (http:\\taliha.org). Estes puzzles foram feitos a partir de imagens locais (búfalos, casas sagradas, crianças timorenses), e com diferentes graus de dificuldade. Estivemos a experimentar alguns.... É incrível como algo tão simples para mim pode ser complicado para outro. O puzzle é algo extremamente complexo ao contrário do que imaginaríamos. Felizmente que as nossas crianças irão ter acesso a este tipo de jogo tão importante desde cedo.

Uma vez que estamos a terminar o ano, e as crianças da 2.ª Infantil passarão para a 1.ª classe, a pressão sobre as professoras é enorme. Quando se planeia um currículo, devemos pensar também nas expectativas e um pouco na "mentalidade" local. Um pai espera que o filho na 2.ª Infantil saiba escrever correctamente; como isso não é possível, tentamos encontrar um meio termo que agrade a todos e que esteja em conformidade com a capacidade das crianças e com a respectiva idade. Mas, como a pressão é tanta, as crianças da 2.ª Infantil levam T.P.C. para casa para se prepararem para o exame final que será em Novembro. Aqui vão os resultados:


As ideias continuam na sala de aula, e esta não foi minha:


Entretanto, o nosso "Jardim das Sementinhas" já tem mais mãos.... E a grande equipa orgulha-se das mãos que deixam a sua marca, enquanto segura nos seus guarda-chuvas doados pela União Europeia que, para além destes materiais, nos forneceu uma quantidade de objectos para a escola. Mas isso fica para um outro dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário