domingo, 29 de março de 2009

Um dia na escola

Aqui vão mais algumas fotografias de alguns momentos que nunca mostrei, acho eu. Para a próxima haverá mais. Estas foram tiradas no último dia da semana de aulas da turma dos pequeninos. Por isso, é dia de avaliação. É engraçado que é no dia de avaliação que aparecem menos crianças. Também é dia de mercado e acima da escola está a ida ao mercado, porque é preciso mais uma mão para levar as compras para casa, mesmo que tenha apenas 4 anos.


Este momento é tempo de avaliação. À quarta e ao sábado fazemos a avaliação do comportamento das crianças, juntamente com elas, com base num painel do comportamento que temos na sala de aula. Os comportamentos são todos discutidos em grupo e pergunta-se sempre a opinião das crianças. Assim, uns aprendem com os outros. É claro que também se discute as coisas boas. Por exemplo, esta semana a educadora escreveu no painel que as crianças sabiam todas escrever a letra L. E eu quis logo verificar, e todos me quiseram mostrar que sabiam, escrevendo na terra com o dedo.

Este é o tempo de descanso em que cada um decide o que quer fazer. Há quem queira brincar com plasticina (e se vocês vissem aqueles olhinhos todos a pedirem-me para levar para casa; se bem que alguns levam sem pedir); outros preferem continuar a estudar as letras e é engraçado vê-los entre eles a dizer “Esta é a letra E” e outro “Não é nada. É o número 3.” Para mim tem sido fantástico aperceber-me destes momentos de aprendizagem individual, algo para a qual eu antes não tinha qualquer sensibilidade. Depois deste momento vem o momento do peixe, que é aquele momento em que eu pego numa criança (no fim, acabam por ser todas porque todas querem) e ponho-na de barriga para baixo no meu ombro e ando pela sala toda a dizer: “Quem quer peixe.” E tenho mais mil e quinhentos miúdos a puxar-me a camisola para ver quando é a vez deles de serem peixe.




Antes de terminar a escola, é momento de agradecer ao Pai do Céu este dia de escola. Olhem para as mãozinhas, parecem (atenção: parecem) uns anjinhos.





Saem da sala e calçam os sapatos para regressarem a casa. Dentro da sala andamos descalços.

Sem comentários:

Enviar um comentário