quarta-feira, 25 de março de 2009

Eu e a educação



Penso que ainda não vos apresentei a Maria. A Maria tem 6 meses e mora connosco desde que nasceu. A mãe (17 anos) envolveu-se com um homem casado (40 anos). Como os pais a expulsaram de casa, vieram as duas morar aqui. A Maria passou a ser a nova atracção e a Melita começou a sentir que deixou de ser o centro das atenções.A minha vida agora tem passado muito à volta de burocracias. E felizmente tenho estado em contacto mais próximo com a Educação. Então eu tinha ido falar na semana passada com o Chefe de Educação de Aileu para lhe pedir se ele me arranjava as cadernetas de avaliação para a Infantil. E ele diz-me que o Ministério ainda não emitiu nenhumas, que sabe que outra infantil tem, mas que talvez tenham sido eles a fazer, e que não está bem a par disso. Sexta eu tive a tal reunião em Díli com a Irmã Aurora, responsável pela formação de educadores de infância a nível nacional, que vai dar alguma formação às minhas educadoras e que me tem ajudado imenso neste caminho. A Irmã é mesmo de topo, e dirige um Jardim Infantil todo xpto em Díli. E perguntei-lhe logo acerca das cadernetas, ao que ela me responde “Sim, o Ministério já tem. Mas vais falar com a Senhora Gilberta no Ministério da Educação em Díli.” Então lá fui eu ao Ministério da Educação falar com a Sra. Gilberta. Chegada lá, ninguém me sabia dizer quem era a Sra. Gilberta, até que uma alma caridosa mas disse que era no andar de cima. Subo e mais uma vez não encontro ninguém que me possa indicar o caminho. Meto-me por todas as salas, inclusivé na do ministro (como vêem, a segurança é perfeita) até que finalmente encontro alguém que me diz, apontando na direcção: “É já ali.” Mas o “já ali” tanto pode ser na porta ao lado, como no outro lado do corredor. Por isso, andei a bater em todas as portas até encontrar finalmente a porta da Sra. Gilberta. Mandou-me sentar e perguntei-lhe pelas cadernetas. Perguntou-me se a escola estava registada, eu disse que supostamente sim, e disse-me que quem entrega as cadernetas é o Chefe de Educação do distrito da escola, ou seja o Chefe de Educação de Aileu. Ok, volto para Aileu e venho novamente falar com ele. E digo-lhe o que me disseram, que já havia, e que me disseram que era ele que tinha que me dar, ao que ele responde: “Ah, a professora quer aqueles cadernos onde se põem umas cruzes?” E eu a pensar que me pôs às voltas, para no fim me vir dizer que se eu tivesse dito “cadernos para pôr cruzes”, provavelmente eu não teria andado às voltas por Díli.Depois pergunta-me: “Sabe quantos alunos tem na 2.ª infantil? É que quem termina a infantil recebe um certificado.” (Com 5 anos já se recebe um certificado?). Eu disse-lhe que não tinha bem a certeza, mas que depois lhe diria, ao que ele me responde: “Ah, não faz mal. Nós também estamos 2 anos atrasados, por isso as crianças que estão na 2.ª classe ainda não receberam.” Perguntei-lhe ainda se tinha mesmo registado a infantil, uma vez que eu não me lembrava de alguma vez me ter perguntado o nome. E ele: “Ah, por acaso na semana passada (olha se eu não tivesse ido lá) o Ministério ligou para cá a perguntar o nome completo da professora e para confirmar o nome da escola.”
Conseguimos um bom apoio material de uma organização americana, se quiserem podem consultar o site www.kindyBoxes.com para verem o que é. Conseguimos também um bom apoio de material didáctico da ONG CARE. Na próxima semana as duas educadoras vão para uma semana de formação em Díli, e eu vou ficar sozinha com os miúdos (vai ser bonito). Vai ser a semana da Páscoa, por isso vamos ter ovinhos da Páscoa escondidos no recreio e a representação da última Ceia com o lava-pés e a partilha do pão. Depois são duas semanas de férias.
E aqui vão mais algumas fotos dos meus meninos. Eles merecem, porque hoje disseram que gostavam mais da professora "malae" :)



1 comentário:

  1. oi, que filme...meu deus...eu senti-me assim quando vim da Alemanha para Portugal, mas isso aí ainda é pior, mas também não é a Europa e é nessas burocracias que se vê a diferença que existe entre este e esse mundo...continua amiga..A maria é msm kerida :-) beijinho

    ResponderEliminar