quarta-feira, 15 de abril de 2009

Conhecer alguém

No outro dia fiquei a saber que há pessoas que entram pela porta principal do BNU (banco) e esperam nas filas intermináveis, enquanto que há aqueles que entram pela porta traseira. Não há nada que se possa fazer aqui se não conhecermos alguém. É sempre importante conhecer alguém. Se não conheceres ninguém, não te safas. E aqui há sempre alguém, que conhece alguém, que por sua vez conhece o primo, o tio... Resumidamente, é o desenrasca. Vejamos:
- se eu não conhecesse alguém, não tinha arranjado uma carrinha para levar as crianças da Infantil no seu primeiro passeio de turma a Díli, para uma exposição de dinossauros
- se eu não conhecesse alguém, não tinha conseguido uma reunião com o Vice-Ministro da Educação
- se eu não conhecesse alguém, não tinha conseguido marcar uma acção de formação para as educadoras da Infantil
- se eu não conhecesse alguém, não tinha conseguido materiais didácticos em tétum para as crianças da Infantil e ATL
- se eu não conhecesse alguém, não tinha brinquedos para a Infantil
- se eu não conhecesse alguém, não tinha arranjado uma bicicleta
- se eu não conhecesse alguém, não tinha conseguido arranjar algumas traduções para fazer enquanto cá estou
- se eu não conhecesse alguém...
E-mails, cartas ou pedidos de reuniões não servem para grande coisa. Ou conheces alguém, ou és integrado numa lista interminável de assuntos secundários. Mas quando conheces alguém, tornas-te logo num assunto prioritário.

Entretanto também vos queria mostrar esta fotografia de uma igreja que visitei no Suai e que deve ser a igreja mais impressionante que vi... vejam o tecto... não tem portas nem paredes... mesmo assim, não há roubos, está tudo lá. A luz, o vento... É uma igreja provisória que a comunidade construiu quando a matriz foi incendiada.

3 comentários:

  1. Olá Clarisse é a Lau a tua mãe mandou-me o teu blogue e já nos deliciamos cá em casa a ler as tuas aventuras e a ver as fotos.
    Um grande beijinho cá de casa e força

    ResponderEliminar
  2. aroh linda, só para avisar que vou tentar fazer uma mega venda de produtos aqui no hospital mas as fotos iniciais desapareceram do teu blogue.por exemplo a da carteira de tiracolo e os cachecois.que lhes aconteceu?

    podes colocá-las numa folha no word e mandar um mail com o anexo?

    muita força
    estamos juntas.
    luisa

    ResponderEliminar
  3. De facto este teu post fez-me pensar... de facto se não conheces alguém... é dificil arranjar trabalho, é dificil fazer muitas coisas que nós gostaríamos de fazer...
    Então vieste ao Suai e não vieste visitar-nos?
    Sabes foi nesta igreja que foi batizada a minha afilhada :)
    mas não sei porquê... fiquei surpreendida ao passar por lá e ver que tinham deitado a igreja abaixo... já não está lá nada!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar