quarta-feira, 22 de abril de 2009

Novas experiências

Infelizmente não tenho fotografias recentes, porque deixei a minha máquina fotográfica em Díli e ainda não trouxe para cima.O ponto da situação dos projectos:Em breve teremos o primeiro passeio de turma da Infantil graças à organização IOM que nos forneceu o transporte para levar as crianças a Díli, com um programa completo desde uma exposição de dinossauros no mercado Lama ao passeio na praia com uma banhoca e um almocinho. Que tal? Uma ideia inovadora e ainda aguardamos a autorização dos pais.Entretanto, as nossas educadoras voltaram de duas semanas de formação, todas entusiasmadas para aplicarem o que aprenderem, todas orgulhosas a mostrarem-me o certificado. Foram a alegria das formações e mostraram que a nossa Infantil é a melhor. Eu tornei-me também membro do “conselho” de directoras de Jardim Infantil de Timor-Leste. E tenho já a primeira reunião no dia 16 de Maio.A nossa hortinha está um pouco parada, porque eu não tenho tido tempo para me dedicar mais. Limpei todas as ervas, mas é preciso pôr adubo para se plantar, mas estou à espera que os pais venham para fazer isso. No entanto, tivemos a proposta de uma senhora que nos quer financiar um programa nutricional experimental. Como o Ministério nunca mais nos dava a merenda escolar, fui falar com o World Food Program da UNICEF, porque sei que eles têm um programa fantástico de School Feeding. Mas eles disseram que estão à espera da autorização do Ministério para começarem a fornecer as infantis. Mas vamos começar por tentar preparar um programa que contribua para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.Ah, os nossos caracóis fugiram (mas já os apanhei) mas comeram parte do abecedário de parede da Infantil (nomeadamente a letra J). Agora tenho de fazer um novo.No ATL passei este domingo o filme O Livro da Selva. Já o tinha passado na Infantil, porque está muito próximo da realidade deles (embora seja diferente). E é engraçado como as reacções são tão diferentes, fico fascinada com o desenvolvimento das diferentes etapas infantis. E que maravilha foi, pela primeira vez, verem como os elefantes se movem, depois de tantas vezes terem visto fotografias. Ah, no ATL foi afixada a tabuleta oficial, à porta da sala, com o nome do ATL “Escola do Amor”, pintada pelas crianças. De resto, tudo normal, mais uma porta que se estragou ou mais um animal que entrou e pôs ovos ou simplesmente fez necessidades lá dentro. Tenho mesmo de ser eu a pôr o cadeado.Com os nossos formadores, tive uma experiência engraçada, porque as duas últimas reuniões que fiz com eles foram em Tétum. E que diferença. Acho que ao final de 3 anos de experiência com eles, finalmente percebi o que sentiam (ou antes, um pouco mais, porque há sempre muito que fica por dizer). De qualquer forma, vamos também inaugurar brevemente a sala de trabalho deles, juntamente com o início dos cursos dados por eles. E também saíram algumas ideias para auto-sustentabilizarmos o Centro de Formação.Em casa, tudo na mesma. As chuvas estão a querer parar o que significa que a ratagem voltou ao ataque e os mosquitos quase que desapareceram. Usei as armadilhas que o meu avô me deu, mas não é que os sacanas dos ratos comeram as migalhas de bolacha e a armadilha não disparou? É que o problema é que eu tenho crias de rato mesmo por cima do meu quarto, por isso aquilo é uma festa à noite.


Deixo-vos apenas uma fotografia de uma cozinha de uma escola primária no Suai.

1 comentário:

  1. É incrível! Que condições terríveis. Muito boas para o desenvolvimento de doenças. Há tanta coisa para fazer...
    Augusto Lança-Sines

    ResponderEliminar