Uma casa aberta às crianças em Timor, mais precisamente na quarta montanha à esquerda, quem vem de Díli... perdida algures numa vila chamada Aileu, Aisirimou
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
sábado, 1 de dezembro de 2012
Feliz Natal!
A turma da 1.ª infantil apresentou um poema perfeitamente declamado em português, acompanhado de gestos extremamente expressivos, e do coro.
Para a aprendizagem das horas, as professoras inventaram uma música em torno das rotinas da escola. A turma da 2.ª infantil aproveitou a oportunidade para nos mostrar o que já sabe.
Tivemos almoço preparado pelas mães das crianças, e a decoração foi feita pelo ISMAIK e pelas professoras. No final tirámos a foto de grupo. Estas são as pestinhas que em Janeiro de 2013 já estarão na 1.ª classe. É um orgulho:
terça-feira, 13 de novembro de 2012
O melhor remédio
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Uma visita especial
A Barbara vive na Austrália e, após recuperar de um cancro, conseguiu vir a Timor e visitar a nossa escola, uma promessa que tinha feito a si mesma enquanto doente.
Com ela vieram também quatro professores de outras escolas da TaLiHa.
Para as professoras foi uma grande honra receberam a visita de uma pessoa que tanto lhes diz em termos de crescimento como professoras. O meu obrigado especial à Barbara!
domingo, 14 de outubro de 2012
Obrigadu ba imi-nia serbisu!
Vamos tentar esta semana ter alguém que mude duas das chapas do telhado e substitua esta placa.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Estamos de volta
Decidimos também a estrutura da escola, a pedido do Centro de Educação. Temos então a D. Lúcia como Vice-Directora, a D. Mafalda como Tesoureira, a D. Francisca como responsável de Logística e a Lourença responsável pela Formação.
Trouxe também comigo de Díli uns puzzles que foram especialmente feitos para as escolas que compõem a TaLiHa (http:\\taliha.org). Estes puzzles foram feitos a partir de imagens locais (búfalos, casas sagradas, crianças timorenses), e com diferentes graus de dificuldade. Estivemos a experimentar alguns.... É incrível como algo tão simples para mim pode ser complicado para outro. O puzzle é algo extremamente complexo ao contrário do que imaginaríamos. Felizmente que as nossas crianças irão ter acesso a este tipo de jogo tão importante desde cedo.
Uma vez que estamos a terminar o ano, e as crianças da 2.ª Infantil passarão para a 1.ª classe, a pressão sobre as professoras é enorme. Quando se planeia um currículo, devemos pensar também nas expectativas e um pouco na "mentalidade" local. Um pai espera que o filho na 2.ª Infantil saiba escrever correctamente; como isso não é possível, tentamos encontrar um meio termo que agrade a todos e que esteja em conformidade com a capacidade das crianças e com a respectiva idade. Mas, como a pressão é tanta, as crianças da 2.ª Infantil levam T.P.C. para casa para se prepararem para o exame final que será em Novembro. Aqui vão os resultados:
As ideias continuam na sala de aula, e esta não foi minha:
Entretanto, o nosso "Jardim das Sementinhas" já tem mais mãos.... E a grande equipa orgulha-se das mãos que deixam a sua marca, enquanto segura nos seus guarda-chuvas doados pela União Europeia que, para além destes materiais, nos forneceu uma quantidade de objectos para a escola. Mas isso fica para um outro dia.
Os tesouros
O João criou esta newsletter e distribuiu pelos colegas:
O resultado: As Sementinhas receberam 55 pacotes de mistura nutricional que cobrirá os próximos 4 meses.
O nosso muito obrigado por querem participar neste projecto e por garantirem um componente essencial para a nossa escola - a merenda - que tanto nos é preciosa!
segunda-feira, 23 de julho de 2012
União de esforços
Felizmente a D. Mafalda fazia anos e tinha levado bolo, o que nos permitiu uma pausa para cantar os parabéns.
sábado, 7 de julho de 2012
Por favor votem!
segunda-feira, 2 de julho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
E assim continuamos...
O nosso escorrega e arranha já foram montados no local. Segundo as professoras, desde a montagem que não há crianças atrasadas para a escola. Todas chegam a tempo para poderem ir ao escorrega antes de começar a escola. Nunca me lembrei deste "outcome" quando escrevi a proposta de financiamento... Quem diria? Resultados indirectos... :)
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Dia Mundial da Criança
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Temos novidades...
Graças à organização indonésia Cooperation Platform Indonesia que nos deu os fundos, podemos finalmente fornecer um espaço mágico às nossas crianças.
Ontem partiu este camião (não há limites de altura!) que chegou bem a Aileu. Hoje proceder-se-á à montagem. Aguardem as próximas imagens....
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Os filhos crescem....
"
segunda-feira, 26 de março de 2012
4 semanas depois
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Apresentações e progressos
O Giovanni foi mais uma das crianças abandonadas pelos pais que esteve ao cuidado da Mana Lu em Dare e que, este ano, por já ter 4 anos, veio para Aileu para a nossa escola. Com os dois é o fim da macacada. Em casa, sobem a uma cadeira para praticarem no quadro as letras que já aprenderam na escola. A Maria, apesar de ainda ter 3, já anda lá na escola, uma vez que sempre estive em contacto com as nossas crianças. Penso que foi graças a isso que hoje fala, porque até há um ano atrás não dizia nada.
Esta semana estivemos a treinar os puzzles. Enquanto as via a treinar, foi quando me apercebi da importância deles e da dificuldade que têm ao fazê-los.
Parece estranho, porque para mim é um dado adquirido – tentar perceber a imagem em cada peça (o direito e contrário), se tem uma saliência procurar outra peça que tenha uma recorte – tudo isto é um conceito novo. Para mim, algo que tem um recorte encaixa numa saliência, claro! Para elas, não é assim tão óbvio. A falta de imagens e conceitos é algo que ainda me fascina. Nesse aspecto, penso que a escola não tem sido só para as crianças. Se eu pensar no caminho que já percorremos, é muito difícil sequer explicar o progresso.
Umas das coisas que também me deixa contente é que elas, por iniciativa própria, sem sequer me dizerem, se reúnem agora à sexta-feira à tarde para praticarem as matérias. Fantástico, certo? Vamos recuar apenas dois anos, em que vinham para as aulas e era quando viam o programa pela primeira vez. Ou, por exemplo, ver a D. Mafalda, sempre a mais “difícil” de todas, me apresenta uma leitura fluida de uma história com gestos, diferentes entoações de voz, quando até à um ano atrás era tudo a solavancos. O que posso chamar a isto? Progresso!
Ou até mesmo vê-las a falar da escola e dos programas à Francisca, das regras e das tarefas partilhadas, da importância dos assuntos internos serem resolvidos dentro da escola (e não com os vizinhos)... Progresso!
O meu coração está agora 85% tranquilo.
Ah, os primeiros rabiscos já começam a aparecer a enfeitar as nossas paredes. Este desenho é de uma criança de 4 anos!
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Conquistas e trabalhos
De resto, um pouco daquilo que planeamos fazer este ano nas reuniões de trabalho.